encodedScript:

Artigos

Tumores Cerebrais

Descubra os principais tipos de tumores cerebrais, além dos sintomas que podem indicar sua presença, como dores de cabeça persistentes e crises convulsivas. Falamos também sobre diagnóstico e os tratamentos disponíveis. Leia o nosso artigo e descubra mais sobre essa condição.

Os tumores cerebrais são divididos entre tumores primários do cérebro ou da base do crânio e metástases de tumores de outras regiões do corpo (como por exemplo câncer de pulmão, câncer de pele (melanoma), câncer de mama em mulheres, câncer renal, câncer de intestino), sendo as metástases os tumores mais comuns intracranianos.

Dentre os tumores primários, os mais comuns são os gliomas (que se originas das células da glia, que são células protetoras do cérebro), meningiomas (que são originados na membrana que recobre o cérebro chamado de aracnóide, uma das meninges cerebrais, tumores de hipófise, tumores de ângulo ponto cerebelar, entre outros.

Tais tumores geralmente provocam dores de cabeça, eventualmente associadas a vômitos, crises convulsivas, déficits neurológicos como perda ou diminuição da força de um lado do corpo, dificuldade para falar, entre outras.

Seu diagnóstico requer exames de imagem sendo o padrão ouro a Ressonância Magnética do encéfalo.

Podem ser tratados com cirurgia e radioterapia ou ambos dependendo do tipo histológico do tumor e eventualmente requerem uma equipe multidisciplinar com neurocirurgião e oncologista que juntos escolhem as melhores estratégias de abordagem (nos casos de tumores metastáticos principalmente)

Em caso de diagnóstico ou suspeita de tumor cerebral (caso o paciente apresente algum dos sintomas descritos acima), procure o mais rápido possível o neurocirurgião para a confirmação diagnóstica e a elaboração de uma estratégia de tratamento.

Dr. Thiago De Bellis

CRM RJ 838730 - RQE Nº: 42013

Com uma trajetória de excelência na medicina, o Dr. Thiago De Bellis é Neurocirurgião e Cirurgião da Coluna Vertebral, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Sua experiência abrange tratamentos complexos e inovadores.

Compartilhe esse artigo

Artigos Relacionados

Mielopatia Espondilótica Cervical (MEC)

Doença crônica que afeta principalmente pessoas acima de 50 anos, causada por alterações degenerativas na coluna cervical, como hérnia de disco e ossificação de ligamentos. Pode levar à perda de força nos membros, sensações anormais e, em casos mais graves, tetraplegia. Leia mais em nosso artigo

Tumores ósseos na coluna

Os tumores ósseos na coluna podem ser primários ou secundários (metástases de outros tipos de câncer). O sintoma mais comum é a dor, podendo haver perda de força e sensibilidade nos braços ou pernas. Em muitos casos, a cirurgia é necessária para descompressão e estabilização da coluna, além de coleta de material para biópsia. Descubra mais em nosso artigo.

Estenose de Canal Lombar e Claudicação Neurogênica

A estenose do canal lombar ocorre devido ao desgaste crônico da coluna, resultando na compressão das raízes nervosas. A claudicação neurogênica, sintoma característico, se manifesta como fraqueza e dormência nas pernas ao caminhar, obrigando o paciente a parar e se sentar para recuperar a força. Saiba mais em nosso Artigo

Quer saber mais
sobre Neurocirurgia ?

Fique por dentro de todos os nossos artigos e nossass últimas novidades