O que são?
Aneurismas cerebrais são doenças das artérias do cérebro intracranianas, geralmente de maior calibre. Normalmente são assintomáticos quando não rotos e nesses casos são descobertos incidentalmente em pacientes que fazem exames por algum outro motivo como Angio ressonância arterial do cérebro e Angio tomografia arterial do cérebro. Em casos de ruptura uma porcentagem alta dos pacientes não consegue chegar ao atendimento médico vindo a falecer nos primeiros minutos às primeiras horas após a ruptura. Nos casos de aneurismas rotos, existem sistemas de classificação de gravidade bem como risco de danos secundários como por exemplo a possibilidade de vasoespasmo cerebral e devem sempre ser manejados em caráter emergencial.
Tratamento do aneurisma cerebral
Os tratamentos visam evitar uma nova ruptura (seja por meio de cirurgia aberta, seja através da cirurgia endovascular), bem como tratamentos para danos secundários como realização de “shunt” para tratamento de uma eventual HIDROCEFALIA ou craniectomia descompressiva em alguns casos seletos de EDEMA CEREBRAL.
Em caso de diagnóstico de aneurisma cerebral, procure um médico neurocirurgião para avaliação do caso e de melhor estratégia terapêutica.