encodedScript:

Artigos

Tumores ósseos na coluna

Os tumores ósseos na coluna podem ser primários ou secundários (metástases de outros tipos de câncer). O sintoma mais comum é a dor, podendo haver perda de força e sensibilidade nos braços ou pernas. Em muitos casos, a cirurgia é necessária para descompressão e estabilização da coluna, além de coleta de material para biópsia. Descubra mais em nosso artigo.

Os tumores ósseos na coluna são divididos entre tumores primários e tumores secundários (metástases de câncer de outras partes do corpo). Os principas tumores que acometem a coluna são as metástases e muitas vezes requerem cirurgias para descompressão do sistema nervoso e para estabilização da coluna, além da coleta de material para biópsia e posterior complementação de tratamento oncológico.

Os principais sintomas são:

  • Dores, que podem ou não melhorar ao deitar-se;
  • Perda de força em braços ou pernas;
  • Alteração de sensibilidade.

Em caso de diagnóstico de tumor ósseo na coluna ou suspeita de tumor, procure um neurocirurgião para avaliação e elaboração da melhor estratégia terapêutica.

Lembre-se que em muitos casos de metástase, o diagnóstico rápido e a intervenção precoce podem interferir positivamente no desfecho da doença.

Dr. Thiago De Bellis

CRM RJ 838730 - RQE Nº: 42013

Com uma trajetória de excelência na medicina, o Dr. Thiago De Bellis é Neurocirurgião e Cirurgião da Coluna Vertebral, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Sua experiência abrange tratamentos complexos e inovadores.

Compartilhe esse artigo

Artigos Relacionados

Mielopatia Espondilótica Cervical (MEC)

Doença crônica que afeta principalmente pessoas acima de 50 anos, causada por alterações degenerativas na coluna cervical, como hérnia de disco e ossificação de ligamentos. Pode levar à perda de força nos membros, sensações anormais e, em casos mais graves, tetraplegia. Leia mais em nosso artigo

Estenose de Canal Lombar e Claudicação Neurogênica

A estenose do canal lombar ocorre devido ao desgaste crônico da coluna, resultando na compressão das raízes nervosas. A claudicação neurogênica, sintoma característico, se manifesta como fraqueza e dormência nas pernas ao caminhar, obrigando o paciente a parar e se sentar para recuperar a força. Saiba mais em nosso Artigo

O que são Aneurismas cerebrais?

Aneurismas cerebrais podem ser silenciosos, mas quando rompem, representam um grande risco. Aqui, você aprenderá sobre os sinais de alerta, os exames que ajudam a detectá-los e as opções de tratamento para evitar complicações graves. Leia o artigo e descubra mais sobre prevenção e cuidados.

Quer saber mais
sobre Neurocirurgia ?

Fique por dentro de todos os nossos artigos e nossass últimas novidades