A ESTENOSE DE CANAL LOMBAR é uma doença que acomete principalmente pessoas com mais idade, decorrente de um desgaste crônico em algum disco da coluna lombar associado a degeneração de facetas articulares que geram um aumento do ligamento amarelo com consequente redução do canal raqueano, onde passam as raízes que irão inervar coxa, pernas e pés. Já a CLAUDICAÇÃO NEUROGÊNICA é o sintoma causado pela estenose que classicamente é descrito como uma fraqueza e dormência nas pernas quando o paciente caminha, sendo muitas vezes necessário parar a caminhada e sentar em algum lugar preferencialmente baixo para o reestabelecimento da força e da sensibilidade normal nas pernas.
Seu tratamento é cirúrgico e envolve desde uma descompressão (laminotomia, laminectomia, hemilaminectomia com flavectomia) até alguns casos em que é necessária além da descompressão, a realização de uma artrodese com colocação de parafusos e barras para sustentação.
Em caso de dores lombares com claudicação neurogênica, procure um neurocirurgião para realização de exames físicos e complementares e para que seja elaborada uma estratégia terapêutica.