encodedScript:

Artigos

O que são Aneurismas cerebrais?

Aneurismas cerebrais podem ser silenciosos, mas quando rompem, representam um grande risco. Aqui, você aprenderá sobre os sinais de alerta, os exames que ajudam a detectá-los e as opções de tratamento para evitar complicações graves. Leia o artigo e descubra mais sobre prevenção e cuidados.

O que são?

Aneurismas cerebrais são doenças das artérias do cérebro intracranianas, geralmente de maior calibre. Normalmente são assintomáticos quando não rotos e nesses casos são descobertos incidentalmente em pacientes que fazem exames por algum outro motivo como Angio ressonância arterial do cérebro e Angio tomografia arterial do cérebro. Em casos de ruptura uma porcentagem alta dos pacientes não consegue chegar ao atendimento médico vindo a falecer nos primeiros minutos às primeiras horas após a ruptura. Nos casos de aneurismas rotos, existem sistemas de classificação de gravidade bem como risco de danos secundários como por exemplo a possibilidade de vasoespasmo cerebral e devem sempre ser manejados em caráter emergencial.

Tratamento do aneurisma cerebral

Os tratamentos visam evitar uma nova ruptura (seja por meio de cirurgia aberta, seja através da cirurgia endovascular), bem como tratamentos para danos secundários como realização de “shunt” para tratamento de uma eventual HIDROCEFALIA ou craniectomia descompressiva em alguns casos seletos de EDEMA CEREBRAL.

Em caso de diagnóstico de aneurisma cerebral, procure um médico neurocirurgião para avaliação do caso e de melhor estratégia terapêutica.

Dr. Thiago De Bellis

CRM RJ 838730 - RQE Nº: 42013

Com uma trajetória de excelência na medicina, o Dr. Thiago De Bellis é Neurocirurgião e Cirurgião da Coluna Vertebral, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Sua experiência abrange tratamentos complexos e inovadores.

Compartilhe esse artigo

Artigos Relacionados

Mielopatia Espondilótica Cervical (MEC)

Doença crônica que afeta principalmente pessoas acima de 50 anos, causada por alterações degenerativas na coluna cervical, como hérnia de disco e ossificação de ligamentos. Pode levar à perda de força nos membros, sensações anormais e, em casos mais graves, tetraplegia. Leia mais em nosso artigo

Tumores ósseos na coluna

Os tumores ósseos na coluna podem ser primários ou secundários (metástases de outros tipos de câncer). O sintoma mais comum é a dor, podendo haver perda de força e sensibilidade nos braços ou pernas. Em muitos casos, a cirurgia é necessária para descompressão e estabilização da coluna, além de coleta de material para biópsia. Descubra mais em nosso artigo.

Estenose de Canal Lombar e Claudicação Neurogênica

A estenose do canal lombar ocorre devido ao desgaste crônico da coluna, resultando na compressão das raízes nervosas. A claudicação neurogênica, sintoma característico, se manifesta como fraqueza e dormência nas pernas ao caminhar, obrigando o paciente a parar e se sentar para recuperar a força. Saiba mais em nosso Artigo

Quer saber mais
sobre Neurocirurgia ?

Fique por dentro de todos os nossos artigos e nossass últimas novidades